O que é a Biópsia Muscular?

 

Dra. Inês Marques

Médico do Internato de Formação Especializada de Neurologia; Serviço de Neurologia; Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Coimbra

 

A biópsia muscular é um procedimento técnico em que se procede à colheita de uma pequena amostra de tecido muscular para análise morfológica. É habitualmente realizada em doentes com sinais e/ou sintomas de doença muscular (miopatia), como fraqueza muscular, diminuição da forca muscular durante o exercício físico, dor muscular, cãimbras e/ou mioglobinúria (urina escura), no sentido de esclarecer a sua causa ou etiologia. A biópsia muscular é realizada em regime de ambulatório (não necessita de internamento), sob anestesia local.

 

Artigo completo: Biópsia Muscular.pdf (28,8 kB)

O que é uma Miopatia?

Miopatias são doenças que afectam os músculos. A palavra miopatia tem origem no grego myo= músculo + pátheia= doença.

As miopatias podem ser hereditárias ou adquiridas. Quando adquiridas podem ser causadas por medicamentos, doenças auto-imunes e endócrinas, tóxicos não medicamentosos, etc.

As doenças musculares hereditárias mais frequentes são as Distrofinopatias, a Distrofia Facioescapulohumal e a Distrofia Miotónica.

Os sintomas mais comuns nas miopatias são: fadiga, cansaço, intolerância ao exercício, dores musculares e contracturas musculares, e o sinal mais comum é a fraqueza muscular, habitualmente nos segmentos proximais dos membros (cinturas pélvica e escapular) e de distribuição simétrica. Desta forma, os doentes sentem maior dificuldade em tarefas como levantar do chão ou de uma cadeira, subir escadas, sair da banheira ou do carro, levantar os braços acima da cabeça, por exemplo, para se pentearem, barbearem, etc.

Artigo completo: MIOPATIA.pdf (30756)