Hereditariedade nas Doenças Neuromusculares

27-09-2012 14:09

As doenças hereditárias resultam da alteração de um gene. Um gene é responsável pela produção de uma substância (proteína ou glicoproteina) que é fundamental para o normal funcionamento de um órgão ou sistema, neste caso, o músculo ou nervo.
 

Uma mutação num gene vai impedir a normal produção dessa proteína ou glicoproteina e o órgão ou sistema que apresentar a falta desse produto vai funcionar anormalmente. A pessoa que apresenta essa mutação e consequentemente a falta desse produto vai apresentar uma probabilidade aumentada de ter uma doença geneticamente determinada, sendo essa probabilidade dependente da natureza da mutação, isto é, dominante, recessiva e/ou ligada ao cromossoma X (ver tipos de transmissão das doenças hereditárias).


 

Os genes encontram-se nos cromossomas. Existem 23 pares de cromossomas (46 no total), sendo o 23 par constituído pelos cromossomas sexuais (XY para o homem e XX para a mulher). Nos 22 pares de cromossomas não sexuais, um é herdado do pai e o outro da mãe.


 

Um gene está presente nos dois cromossomas que compõem um par: dois cromossomas - dois genes - duas cópias (dois alelos). Se existe uma alteração idêntica do gene nas duas cópias, a pessoa ou doente que apresenta essa alteração é homozigótica para essa alteração ou mutação. Se as cópias estão alteradas de forma diferente, a situação é designada de heterozigotia.


 

Uma mutação é do tipo dominante quando só um alelo está mutado e a pessoa que a possui manifesta obrigatoriamente doença.Uma mutação é do tipo recessivo quando é necessário que a mutação esteja presente nos dois alelos para a pessoa manifestar doença.


 

Quando o gene mutado se localiza no cromossoma sexual X, a doença manifesta-se só no descendente do sexo masculino se a mutação for do tipo recessiva e também no sexo feminino se for do tipo dominante.

 

Tipos de transmissão das doenças hereditárias:

 

Transmissão autossómica dominante; mutação dominante;

Se um dos progenitores (homem ou mulher) apresenta uma alteração/mutação dominante só num dos alelos, a probabilidade dos filhos herdarem essa mutação e terem doença é de 50%, isto é, um filho tem 50% de probabilidade de herdar essa mutação e assim apresentar a doença.


Transmissão autossómica recessiva; mutação recessiva;

Neste caso, exige-se que a mutação para se manifestar clinicamente esteja presente em simultâneo nos dois alelos. Num casal em que cada um tenha uma mutação recessiva só num alelo, a probabilidade de um filho herdar as duas mutações é de 25% (1/4) e de 75% (3/4) desse filho não herdar em simultâneo os dois alelos mutados e assim não apresentar doença. O(s) irmão(ãs) de um doente com uma doença autossómica recessiva têm uma probabilidade de 2/3 de serem heterozigóticas para a mutação (só herdaram um alelo mutado, e assim insuficiente para provocar doença), Uma pessoa heterozigótica para uma determinada doença, não terá filhos com a doença que existirá noutros familiares.

Transmissão ligada ao cromossoma X, com manifestação clínica no homem;

    a) - Recessiva

O homem que possui um gene mutado recessivo no cromossoma X manifesta doença. Nenhum dos seus filhos e filhas terá a doença, mas as filhas recebem o gene mutado (portadoras do gene no estado heterozigoto) e podem transmiti-lo aos filhos na geração seguinte: um descendente em dois do sexo masculino corre o risco de manifestar a doença e uma filha em duas corre o risco de ser portadora como a mãe.
 

b) - Dominante

Quando o pai é doente por apresentar uma mutação dominante no cromossoma X, todas as filhas vão herdar o gene mutado (cromossoma X) e assim vão manifestar a doença. Os filhos do sexo masculino nunca terão a doença ou serão portadores do gene mutado.

 

Transmissão ligada ao cromossoma X, com manifestação clínica na mulher;

As mulheres manifestam a doença num grau moderado., com o gene normal no outro cromossoma atenuando o efeito do gene mutado. Os filhos da doente, do sexo masculino e feminino, têm uma probabilidade 50% de manifestar a doença (1 em cada dois rapazes ou raparigas).

 

Voltar